sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Cascas de frutas

Cascas de frutas
por andre


Algumas frutas temos o hábito de comer com a casca, mas outras costumamos jogar fora. Algumas destas cascas que costumamos mandar para o lixo, contém substâncias nutritivas e medicamen tosas que podem ainda ser bem aproveitadas.
A casca de banana por exemplo, contém substâncias cicatrizantesque podem ser usadas em queimaduras e escoriações leves. Com ela também se prepara uma farinha muito nutritiva para aumentar o valor nutricional de uma refeição, principalmente para crianças e idosos.
Um chá de casca de caju pode ser usado para diminuir a glicose no sangue. A casca do kiwi aumenta a salivação e pode ser consu mida por pessoas que se queixam de boca seca, devido ao uso de medicamentos. Ela também é rica em clorofila e vitamina C.
A docaqui por ser muito alcalina, deve ser consu mida por quem tem muita acidez no estômago. A da pera também é muito digestiva!
A da maçã pode e deve sempre ser consumida, principalmente por pessoas que tem doenças hepáticas ou circulatórias. Por falar em circulação, nada melhor do que chá de casca de abacaxi ou de casca de mamão para melhorar a circulação, hipertensão e problemas digestivos. Com a casca do Abacaxi também podemos preparar um delicioso suco que deve ser bebido frequentemente para melhorar as dores articulares.
Acasca das uvas vermelhas, onde encontramos o resveratrol, uma substância que melhora a circulação, pode também ser aplicada no rosto, nos dias em que estamos com a aparência muito cansada.
As máscaras com casca de frutas são usadas há muitos anos e muitas, além de ajudarem a recuperar a pele, previnem o aparecimento de rugas e são esfoliantes leves. A da melancia, do mamão, morango, framboesa, figo e pêssego podem ser aplicadas por alguns minutos na forma de máscara.
A do maracujá, além de ser usada para fazer uma farinha rica em pectina que ajuda a reduzir a glicose no sangue, pode ser aplicada também em pequenos ferimentos na pele, para acelerar a cicatrização.
Uma casca que costumamos sempre jogar fóra é a da melancia. Com ela se pode preparar compotas, mas também pode ser usada na pele , porque é cicatrizante e rica em vitamina A. Há quem use o chá desta casca para tratar cistite de repetição.
Na África, a casca da manga é usada para curar diarréia, mas eu não aconselho porque esta casca contém terebentina, que pode ocasionar lesões na mucosa da boca. Não aconselho também comer casca de sapoti, abiu e bacuri, porque todas têm muito látex, que também pode ferir a mucosa.

Um comentário:

  1. Que beleza de receita vou para cozinha agora mesmo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! BJOS para quem escreveu

    ResponderExcluir